Dos trilhos à mesa: o que é o ‘wellness trail running’, que une corrida, surf, vinhos e gastronomia

  • Bem Estar
  • Dos trilhos à mesa: o que é o ‘wellness trail running’, que une corrida, surf, vinhos e gastronomia

Descobre a nova tendência que troca a competição pela contemplação, em rotas que alimentam o corpo…e a alma!

Mas também existem experiências em Inglaterra e outros retiros pela Europa. A ideia é juntar a corrida por trilhos maravilhosos com outras experiências, algumas exclusivamente femininas.

Onde a aventura encontra o bem-estar

O conceito de “wellness trail running” vai para além da corrida. É uma jornada para a mente e para o corpo, onde cada passo é uma oportunidade de contemplação. Empresas especializadas em retiros e experiências de turismo ativo, como a Run Wild Retreats, promovem programas que incluem corridas mindful (conscientes) ao longo da mágica costa portuguesa, com ênfase na conexão com a natureza.

A região do Algarve, conhecida pelas suas paisagens costeiras únicas, é um dos cenários ideais para esta prática. Trilhos como os Sete Vales Suspensos, na zona do Carvoeiro, e trilhos pela Serra de Monchique, no interior, oferecem rotas com vistas deslumbrantes e ar puro.

Programas que inspiram a uma vida mais saudável

Na costa oeste de Portugal, o DaSilva Surfcamp combina o melhor de dois mundos: a adrenalina das ondas e a liberdade dos trilhos. O cenário revela percursos costeiros e vales recônditos perfeitos para o trail running, onde cada passo é acompanhado pelo som do Atlântico e vistas deslumbrantes sobre praias quase selvagens. A proposta é uma imersão autêntica na natureza, onde a corrida e o surf se unem numa experiência única de aventura e bem-estar.

Outro exemplo é o programa da Aire Libre Running, que tem trilhos no mundo inteiro, com viagens temáticas. Em Portugal, esta empresa tem grupos de corrida entre Lisboa e Aldeias do Xisto, com experiências culinárias e sessões de ioga e meditação cuidadosamente elaboradas.

No Algarve, a Run Wild combina corrida entre falésias imponentes, aldeias históricas e praias serenas, com ioga, gastronomia e tradição local. O programa une trilhos costeiros guiados, com aulas de danças tradicionais portuguesas, passeio de barco ao pôr do sol pelas grutas de Benagil e visita a uma quinta local com prova gastronómica. 

Empresas como a Running Adventures, organizam fins de semana de trilhos na região do Algarve e também em Inglaterra, combinando corrida com momentos de tempo livre na praia. Existem, igualmente, opções que incluem refeições e degustação de vinho, juntando desporto e gastronomia local.

Estes retiros não são apenas para corredores experientes. As corridas são conduzidas a um ritmo social, permitindo que participantes de todos os níveis se juntem e desfrutem da paisagem, sem a pressão de uma corrida competitiva. É a oportunidade perfeita para “rejuvenescer o corpo e a mente”.

NEWSLETTER

Inscreva-se na nossa newsletter e faça parte desse movimento que conecta ideias, histórias e transformações. Receba conteúdos inspiradores, eventos, projetos e oportunidades diretamente no seu e-mail.

Artigos Relacionados

setembro 26, 2025

Oceano como templo

Entre o medo e a entrega, Violeta Lapa encontrou no mar o seu espaço sagrado — e agora sonha criar nos Açores o primeiro centro de arte aquática

setembro 25, 2025

Red Bull Building Drop: A História da Descida Radical no CAFF

Sandro “Mineirinho” e o recorde mundial de drop-in


Mais conteúdos

Oceano como templo

Red Bull Building Drop: A História da Descida Radical no CAFF

TBT Girls on Board: O primeiro campeonato de surf em São Tomé e Príncipe

Tudo o que precisas saber sobre o International Ocean Film Tour 2025 em Portugal

Pós-férias sem stress: como organizar a casa e dar as boas-vindas ao outono

Kelp!: o documentário que revela as florestas marinhas que podem salvar o planeta

De MCs a CEOs: como elas estão a redefinir a cultura hip hop

Lua Nova em Virgem e eclipse solar: um ciclo de encerramento, renovação e novos começos

Row of Life – a extraordinária jornada de Ângela Madsen

Faça parte da (r)evolução